Ratatouille

Ratatouille

O ratatouille (ou “a” ratatouille em francês) é um prato típico muito popular da região de Provence, no Sul da França. Por lá cada um tem a sua receita e coloca seus toques pessoais no preparo.

Basicamente o prato é um refogado ou um assado de legumes cortados em cubos, temperado com muito azeite e ervas típicas daquela região, como o alecrim e manjericão, servido quente ou frio, que pode acompanhar assados, peixes grelhados ou até mesmo comido puro com uma bela fatia de pão quente e, claro, com um bom vinho.

Por aqui, eu já tentei preparar o ratatouille de várias formas, mas recentemente achei a versão que mais me agradou e, curiosamente, foi a mais simples de fazer.

A última vez que preparei essa receita, eu servi como acompanhamento de um pernil de cordeiro, juntamente com batatas ao murro, que ficam para um outro post. Nesse dia, como era uma data especial, tomamos um belo Chateauneuf du Pape, também do sul da França, que ficou ótimo com todos os sabores das especiarias do prato.

MEU RATATOUILLE

Ingredientes:

2 Berinjelas
2 Abobrinhas
2 Cebolas (1 roxa)
1 Pimentão Amarelo
2 Tomates
Azeitonas Pretas
Alecrim fresco
Manjericão freco
1 Limão Siciliano
Herbes de Provence (conjunto de ervas secas da região de Provence)
Azeite
Sal e Pimenta

Modo de Preparo:

Corte as berinjelas e abobrinhas em cubos e coloque em uma assadeira. Junte as cebolas cortadas em petalas e o pimentão em cubos pequenos (se preferir tire a pele). Tempere tudo com muito azeite, alecrim, manjericão, herbes de provence, sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente algumas raspas da casca do limão siciliano e um pouco do seu suco. Junte as azeitonas cortadas em pedaços pequenos.

Coloque a assadeira coberta com alumínio no forno a 240 graus por uns 40 minutos ou até os legumes estiverem cozidos mas ainda firmes. Agora tire o alumínio e acrescente os tomates picados em cubos grandes, sem semente. Volte ao forno por mais uns 15 minutos e está pronto.

Dicas:

  • Deixe para picar as berinjelas por último, pois elas escurecem rápido
  • Se não encontrar herbes de provence, tente substituir por tomilho e sálvia frescos, além do alecrim e manjericão
  • Você pode preparar com antecedência o ratatouille e apenas aquecer um pouco antes de servir
  • O ratatouille fica ótimo com um bom vinho rosé da Provence
Anúncios