Risoto da VovóOutro dia estava voltando para casa depois de uma cansativa seção de fisioterapia quando resolvi que era dia de cozinhar algo para o jantar, e, claro, abrir uma boa garrafa de vinho para acompanhar.

Queria algo rápido, pois já era tarde e não queria muito tempo na cozinha em uma terça a noite. Passando em frente a um mercadinho que não costumo frequentar imaginei que ali mesmo pudesse resolver a situação. Decidi preparar um Penne Gorgonzola (para um post futuro), porém no tal mercadinho não tinha um queijo gorgonzola confiável, ou melhor, não tinha nenhum gorgonzola.

Então lembrei de uma receita rápida de pesto (claro que vou postar também) que não podia falhar, já que manjericão tem em qualquer lugar. Eu não contava com as chuvas torrenciais da semana que fizeram todas as folhas e temperos frescos sumirem dos mercados.

Depois disso decidi deixar os ingredientes me levarem ao prato do dia, o que costuma sempre dar mais certo que nossas idéias momentâneas de cardápio. Então nas pouquíssimas opções dos breves corredores do mercadinho, o que estava vistoso eram as bananas (claro) e as castanhas do Pará (ou atualmente do Brasil). Na mesma hora me lembrei do delicioso Risoto da Vovó do Athaliba Bistrô, da minha amiga Elsie Siciliano.

O risoto é muito simples, em uma deliciosa combinação de filet mignon, bananas e castanhas. Para quem não gosta de misturar doces com salgados, é uma ótima chance de mudar os conceitos e se deliciar com essa receita reconfortante.

Nesse dia eu abri uma garrafa de um vinho espanhol para acompanhar. A combinação não foi ruim, mas a doçura da banana não combinou completamente com o vinho, apesar deste estar espetacular. Recomendo talvez um Syrah Sul Africano.

Vinho: Coloma Selección – Castillo Torre Bermeja
Produtor: Bodegas Coloma
Região: Extremadura
País: Espanha
Safra: 2007

RISOTO DA VOVÓ (Athaliba Bistrô)

Ingredientes:

– Arroz Arbóreo
– 2 Bananas (bem maduras)
– Filet Mignon picado (uns 300g)
– Castanhas do Brasil (um belo punhado)
– Caldo de Carne (1L)
– Vinho Branco (1 copo)
– 1 Cebola
– Azeite
– Manteiga
– Parmesão ralado

Modo de Preparo:

Refogue a carne em fogo alto com um fio de azeite e reserve. Doure as cebolas na mesma panela na manteiga com um pouco de azeite depois acrescente o arroz e dê uma refogada. Quando o arroz estiver quase transparente, acrescente o vinho branco gelado e deixe secar mexendo sempre. Quando estiver quase seco, acrescente o caldo aos poucos até que o arroz esteja cozido, mas firme (al dente).

Acrescente a carne reservada, a banana picada e deixe em fogo baixo para pegar um pouco o gosto. No final acrescente as castanhas também ben picadas e desligue o fogo. Acrescente um belo punhado de um bom parmesão ralado e mais uma colher de manteiga. Deixe então o risoto descansar por 5 minutos e sirva em seguida.

Dicas:

– Um bom caldo é fundamental para um bom risoto. Sempre que possível faça seu próprio caldo e guarde em porções no congelador.
– Você pode preparar a base do risoto e guardar congelada para ser finalizada com diferentes ingeredientes.
– Siga as instruções de tempo de cozimento do arroz que você comprar, e desligue o fogo com ele ainda firme, pois ele continua cozinhando depois de desligado.

Anúncios