Casillero del Diablo

Casillero del Diablo

Quando você está em frente a prateleira de vinhos na sua loja favorita, e se depara com um rótulo de um grande produtor, que entrega produtos desde a linha ultra básica, até outros um pouco mais complexos, você se sente mais ou menos confiante para experimentar novos fermentados?

Pois é, eu confesso que tenho um certo preconceito sobre os nomes “incontestáveis” dos gigantes grupos produtores, especialmente do Chile e Argentina. Porém, aos poucos eu venho tentando quebrar essas barreiras e me aventurar nos mares ditos seguros desses rótulos, claro que também tentando separar o ordinário do diferenciado, e aumentando a lista dos vinhos que podem acompanhar as boas refeições do dia-a-dia.

Outro dia tive a oportunidade de adquirir algumas garrafas do Casillero del Diablo, da vinícola Concha Y Toro, em diversos varietais, e eles estavam já há algum tempo descansando injustamente em minha adega, quando resolvi que era hora de experimentar a versão da uva Gewürztraminer, muito famosa por seus ótimos vinhos brancos na região da Alsácia, na França, e também Alemanha e Áustria.

O vinho estava surpreendentemente fresco apesar do grau alcoólico característico dos fermentados do Novo Mundo, e muito aromático. Meu jantar na ocasião era um leve risoto de limão siciliano com abobrinhas grelhadas (para um post futuro), e o vinho ficou perfeito acompanhando bem todas as delicadas especiarias da receita e valorizando a acidez aromática dos limões sicilianos.

Eu diria que é um vinho espetacular para o clima do Brasil, apesar da aparente resistência de muita gente com os vinhos brancos e rosés em nosso país. Eu me rendi a este rótulo tão conhecido por aqui, e dizem que é uma das marcas mais conhecidas do mercado do vinho pelo mundo, vendido em dezenas de países e com uma produção enorme. Acho que posso agora sem preconceito experimentar os outros varietais dessa linha para ver se o capricho com a produção se extende as outras uvas.

Vinho: Casillero del Diablo Gewürztraminer
Produtor: Concha Y Toro
Região: Valle del Maule
País: Chile
Safra: 2008

