Agora que já acabou o ano, podemos falar do melhor que passou neste 2009. Vamos falar de rock and roll.
Quais foram os melhores shows do ano no Brasil? Até porque fora dele não faz sentido falar.
Costumo dividir a classificação em: nacional e internacional.
Pode parecer paradoxal, mas eu costumo assistir muito mais concertos internacionais do que nacionais. Talvez porque eu não goste muito das bandas nacionais atuais…

Internacional
Enfim, na categoria internacional não vou falar nada: Radiohead na cabeça. Acho que mesmo quem não é muito fã, quando vê o show passa a ser. A seriedade, a precisão e a emoção que eles aplicam no show é demais. E é legal ver uma banda no seu auge (será? tomara que não) tocando por aqui. Tocaram as 10 músicas do último álbum ‘In Rainbows’, e isso dá um certo frescor e satisfação ao ver um show. Não dá nem pra citar uma música, ou um momento do show. O que talvez valha um destaque é que tocaram Creep nos dois shows do Brasil, fato incomum. E ficou bom! A guitarra pesada do refrão era uma coisa ensurdecedora e bela.

Nacional

no estúdio

Radiohead - melhor show internacional de 2009

Sobre o melhor show nacional: não consigo me lembrar de muitas bandas que eu vi este ano. Sinal que nenhum realmente fez a minha cabeça… mas para mim, já há alguns anos, o melhor show de rock nacional, sem sombra de dúvidas é o do Ratos de Porão.
O dito cujo foi no clube Outs, no dia 19/12/09, já no fechamento do balanço do ano.
Os shows do Ratos são sempre certeza de diversão: a banda afiadíssima; esta formação já está junta há uns bons anos, o João Gordo tirando onda e falando merda entre uma música e outra, a galera animada – entenda por rodas de pogo maiores que o palco e aquela massa se socando -, e uma penca de “clássicos”: desde Crucificados pelo Sistema até algumas menos clássicas, do último disco Homem Inimigo do Homem, passando por Descanse em Paz, Brasil, Carniceria Tropical, Anarkophobia – aliás, tocando várias deste disco, e curiosamente tocando “Igreja Universal”, do novo chefe do João. Bagaceira brutal!

RDP no OUTS!

Ratos de Porão - melhor show nacional de 2009

Diferente do Radiohead, o RDP não toca o disco novo inteiro. Pode-se entender então que é uma banda que não tem o mesmo frescor, e navega nas ondas dos sucessos do passado, certo? Bom, não tem nada errado nisso, veja o exemplo das bandas que tocaram por aqui este ano – A-ha, Twisted Sister, AC/DC, e outros. Bom, o Ratos vai um pouco nesta onda sim, mas o que para mim é diferencial é uma coisa muito importante: a forma como eles tocam. De uns tempos para cá, eles estão mais sujos e agressivos (hehehehe), e isso vem fazendo a diferença. É impressionante quando você ouve uma banda em estúdio, e depois ao vivo ela soa mais pesada! Geralmente é ao contrário, e poucas bandas conseguem fazer isso. E o Ratos consegue – talvez o Inocentes e o Sepultura também consigam. Crucificados pelo Sistema é uma música muito mais brutal hoje do que quando foi concebida. E isso talvez dê um frescor diferente nos shows do Ratos.
Se você tiver oportunidade, vá a um show do Ratos! Não sei quanto tempo os caras ainda vão ficar na ativa, afinal já são tiozinhos. Quem sabe a gente não se encontra lá?

Anúncios