Penne Siciliana

Penne Siciliana

Em uma viagem que fiz para Nice, na França, volta e meia batia aquela vontade de comer uma boa e reconfortante massa.

Isso não é um problema por lá, pela proximidade com o país da bota, é possível encontrar ótimos restaurantes italianos, que fogem daquele conceito clássico de cantina que temos por aqui. Seriam mais como bistrôs, que valorizam os produtos locais e da estação, e que oferecem bons pratos de pasta por preços justos.

Um dos pratos que podia ser encontrado em quase todo restaurante desse tipo por lá era o Penne Siciliana, que é a massa com molho de tomate, berinjelas refogadas em azeite, e pedaços de queijo cremoso, gratinada no forno, servida em pequenas cumbucas que chegam a mesa ainda borbulhando.

Esses dias eu resolvi preparar a receita, porém em porção grande para servir a toda a família, e ficou ótima adaptada com o nosso requeijão local, e um bom molho de tomates feito na hora.

Nesse dia eu abri um vinho do Languedoc, no sul da França, que ficou delicioso com a massa, então deixo os detalhes aqui.

Vinho: Bergerie L’Hortus
Produtor: Pic Saint Loup
Regiao: AOC Coteaux Du Languedoc – Languedoc
Pais: França
Safra: 2007

PENNE SICILIANA

Ingredientes:

– 500g de Penne grano duro
– 2 Berinjelas
– Molho de Tomate (nada de molho de caixinha hein!)
– Requeijão (de preferência algum firme)
– Parmesão ralado
– Sal e Pimenta

Modo de Preparo:

Corte as berinjelas em cubos, tempere com sal e pimenta do reino, e refogue bem com bastante azeite até ficarem macias. Cozinhe a massa deixando ainda firme (al dente), escorra e misture o molho de tomate, apenas o suficiente para temperar a massa e dar uma cor, ela deve ficar sequinha mesmo. Junte as berinjelas refogadas.

Agora vá colocando a massa em uma forma de vidro ou de barro intercalando com pedaços do queijo cremoso, depois mais massa, até que a forma esteja completa. Depois coloque bastante parmesão ralado grosso por cima e deixe no forno alto por alguns minutos para gratinar. Se seu forno tiver a função grill, vai ficar ainda mais bonita.

Dicas:

  • Para tirar o amargor das berinjelas, pique em cubos, adicione bastante sal e deixe elas escorrerem. Vai sair um liquido escuro que dá o sabor amargo as berinjelas. Lave bem antes de usar.
  • Faça um bom molho de tomate (depois vou postar uma receita) pois é o que vai temperar a massa. Você pode fazer bastante molho e congelar para outros usos.
  • Existe requeijão que vem em uma embalagem de plástico mole com bico fino, parecida com um saco de confeitar bolo. Isso facilita na hora da montagem.