Batatas ao Murro

Batatas ao Murro

Você tem aquele prato que sempre te salva quando você quer um bom jantar e não sabe o que fazer, ou está com preguiça de arriscar coisas novas? Ou aquela comida que você já fez tantas vezes e fica tão boa que todo mundo pede pra você repetir sempre?

Bom, eu tenho algumas receitas dessas sempre na manga, e quero compartilhar como eu faço um dos meus acompanhamentos preferidos nos últimos tempos. Na verdade é uma receita muito simples e saborosa, que vai bem com muitos pratos, como assados ou carnes com molhos.

Eu até gosto de um bom arroz branco, mas eu troco fácil o arroz como acompanhamento por umas caprichadas batatas assadas. Imagina um peixe grelhado com legumes assados e essas batatas da foto. Um jantar delicioso que você prepara em 15 minutos e depois é só esperar seu forno fazer o resto do serviço pra você.

BATATAS AO MURRO

Ingredientes:

– 1 saco de batatas bolinha
– 1 cabeça de alho
– Azeite
– sal e pimenta

Modo de Preparo:

Lave bem as batatas e seque com um pano limpo. Coloque as batatas em uma assadeira de vidro ou barro e tempere com sal e pimenta do reino. Regue com bastante azeite, cubra com papel alumínio e coloque em forno aquecido na potência máxima.

Quando as batatas estiverem macias por dentro (aprox. 40 minutos)  tire do forno e, com um martelo de carne, amasse cuidadosamente as batatas até que quebrem, mas sem se desfazerem. Tempere com mais sal, pimenta e azeite. Acrescente o alho em fatias finas e volte ao forno sem o alumínio por mais uns 15 minutos, até que o alho esteja dourado.

Dicas:

  • Coloque o alumínio em contato com as batatas deixando quase sem ar o conteúdo, e não na borda da assadeira.
  • Nem pense em tirar as cascas das batatas. São elas que deixam a textura macia por dentro e crocante por fora.
  • Evite colocar a assadeira muito embaixo no forno, e vire as batatas com uns 20 minutos.
